No ultimo sábado, dia 24 de março, mais de 500 jovens escolheram outra maneira de impactar Belém. E, a maneira escolhida foi a participação no Projeto Vida por vidas. O projeto é realizado anualmente pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia em toda América do Sul e tem como público alvo a comunidade em geral visando de maneira eficaz e inteligente suprir a demanda crescente dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros.
Para eles essa atitude não é apenas um ato de amor. Mas, sim a forma de retribuir um pouco do que Cristo fez por cada um de nós. Adenilson Maciel é um doador ativo e não perde a oportunidade de participar. “Já sou doador a mais de 5 anos e não perco uma edição do projeto”. Para ele apenas ser doador não é suficiente. “Todos os anos sempre convido amigos para vir comigo. E, hoje consegui trazer mais 3 doadores”, afirma Adenilson.
Já para Heliana Oliveira, diretora de jovens da igreja da Mata esse ano a doação terá um motivo mais que especial. “Sempre incentivei os jovens da minha igreja a participar. E como diretora não poderia ficar de fora e pela primeira vez estarei participando”, contou ela.
Assim como Heliana, para muitos jovens se tornar doador é um sonho realizado. Para a desbravadora Larissa Santiago doar sangue pela primeira é uma experiência única. “Sempre almejei completar 18 anos para me tornar doadora. É uma experiência maravilhosa que todos deveriam vivenciar”, Afirma Larissa.
O projeto vem se tornando tão importante na vida de muitas pessoas que até mesmo quem não pode ser doador participa. Carlos Andrade não é Adventista mais o projeto ajudou sua mãe que precisava de sangue. E, desde então ele participa incentivando a outros. “Há 2 anos minha mãe sofreu um acidente e precisava de sangue para a realização de uma cirurgia emergencial. Quando cheguei ao Hemopa me falaram do projeto e vi muitos jovens doando sangue. Eu não posso ser doador. Mas, desde então participo das campanhas incentivando amigos e familiares a doarem”, conta Carlos.
A Parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará já possui mais de 7 anos e vem sendo de grande importância. Segundo a Assistente Social Lilian Santos o projeto é uma das principais parcerias do Hemocentro. “O Vida por Vidas é uma parceria em potencial porque além da doação realiza um projeto de conscientização e incentivo na qual podemos ver um número crescente de doadores a cada ano”, afirma ela.
Durante o período de doação os jovens aproveitaram a oportunidade para fazerem a entrega do Livro A grande Esperança aos funcionários do Hemopa, visitantes e demais doadores que estavam presentes. Além disso, aproveitaram a oportunidade para divulgarem o projeto e oferecerem estudos bíblicos.